top of page
Audusto Rodrigues Castro
Augusto Rodrigues Castro
Águas do Porto, E.M.
 
Abordagens de estimativas de incertezas na análise química com base em dados de controlo da qualidade e avaliação da conformidade de produtos considerando o resultado e a incerteza da medição

Licenciado em Engenharia Química e Pós-graduado em Engenharia da Qualidade.

Em 2001 foi auditor coordenador e técnico da bolsa de auditores do Instituto Português da Qualidade (IPQ), segundo a norma ISO 17025, sendo que em 2004 integrou o mesmo cargo no Instituto Português da Acreditação (IPAC). Atualmente, trabalha no laboratório das Águas do Porto.

No seu percurso profissional, realizou um total de 760 auditorias, internas e externas, pelo IPAC e IPQ, é formador na área de Acreditação de laboratórios de ensaios (NP EN ISO/CEI 17025), Controlo e Garantia da Qualidade, Validação e Incertezas de métodos de ensaios Químicos e outras áreas relacionadas, desde 1996 com 3290 horas de formação dadas. 

Para além disso, pertence à Comissão Técnica dos Laboratórios do IPAC (CTAL IPAC – Caparica), ao Grupo de Trabalho ILAC, e a outros grupos a nível nacional no IPQ, RELACRE, IPAC.

 

Natacha Fontes
Sogrape Vinhos, S.A.
 
A quimiometria no controlo de qualidade do processo de produção do vinho
Natacha Fontes

Licenciada em Biologia Aplicada pela Universidade do Minho em 2005; Doutorada (doutoramento Europeu, segundo Bolonha) em Ciências Biológicas entre a Universidade do Minho, Braga, Portugal e a Universidade Bordeaux Segalen, Bordéus, França, com passagem por laboratórios de renome nacional (Laboratório Ecofisiologia Molecular de Plantas, ITQB - Universidade Nova de Lisboa) e internacional (UMR CNRS Transport des Assimilats, Université de Poitiers, França; Ecophysiologie et Génomique Fonctionnelle de la Vigne (EGFV), INRA, ISVV, Bordéus, França), conta com participação em diversos eventos científicos nacionais e internacionais, publicação de artigos em revistas indexadas e capítulos de livro. Decidida a levar para a indústria dos Vinhos o conhecimento adquirido e a traduzi-lo em valor, está, atualmente e desde 2011 após se ter especializado em Enologia pela Escola Superior de Biotecnologia – Universidade Católica Portuguesa, como Investigadora no Departamento de I&D da SOGRAPE VINHOS SA, a maior empresa de Vinhos do País, que em 2015 foi considerada pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Espirituosos (WAWWJ) como a “A Melhor Produtora do Mundo”.

Isabel Dias
TMG Automotive S.A.
 
Técnicas de análise química nos materiais interiores automóvel - tendências e desafios
Isabel Dias

Licenciada em Engenharia Química pela FEUP, trabalha atualmente na empresa TMG Automotive na área da Engenharia de produto PVC/PUR focando-se ultimamente na área da investigação e desenvolvimento de materiais de PVC para interiores de automóveis, na planificação do desenvolvimento de produtos desde a fase de laboratório até à fase de industrialização, na gestão de projetos de investigação e desenvolvimento, no estudo e seleção de matérias-primas e de condições do processo e ainda na otimização de custos.

Ao longo dos 18 anos de colaboração com a TMG Automotive desempenhou funções em diferentes departamentos incluindo a engenharia de processo, a produção e a investigação e desenvolvimento (I&D). Entre 2005 e 2010 trabalhou na área de Gestão de projetos segundo APQP (Advanced Product Quality Planning), tendo também a responsabilidade de planeamento do projeto e a assistência técnica aos clientes. De 2000 a 2005 trabalhou na área da Engenharia de Processo e na gestão de projetos onde foi responsável pelo processo de revestimento (qualidade e produtividade) e pelo acompanhamento do desenvolvimento de novos produtos. Entre 1998 e 2000 trabalhou no departamento de I&D no desenvolvimento de materiais TPO (olefinas termoplásticas) e ainda no Departamento de Produção.

Repsol Polímeros, S.A.
 
Steam Cracking: Analisadores em linha para controlo avançado do processo​
José Carlos Rebelo

Licenciado em Química pela Universidade do Porto em 2011, Mestre em Técnicas de Caracterização e Análise Química pela Universidade do Minho em 2013 e Mestre em Refinação, Petroquímica e Logística de Gases Liquefeitos pelo Centro Superior de Formación Repsol (Madrid) em 2014.

Entre 2012 e 2013 realizou o projeto individual do Mestrado em TCAQ na refinaria da BP Oil España em Castellón com o tema “Desenvolvimento de novas metodologias para a determinação de dienos conjugados em naftas processuais”.

Desde setembro de 2014 desempenha a função de Técnico de Planta no Steam Cracker do Complexo Petroquímico de Sines, que pertence à Repsol Polímeros S.A.

Além de acompanhar as principais manobras de operação da unidade e condições das reações de cracking térmico para uma maior produção de HVC (High Value Chemicals), o seu trabalho encontra-se no reporting de emissões de CO2 e eficiência energética da unidade – o Complexo encontra-se em processo de certificação pela ISO 50001. Desenvolve também trabalho de simulação e previsão de rendimento das reações de cracking térmico, e acompanha projetos a implementar para a Paragem Geral de 2018.

José Carlos Rebelo
A2 Análises Químicas
 
Análises químicas de solos para fins agrícolas
Alan Evans

Obteve o grau de “Bachelor of Science with Honours in Chemistry” da University of Teesside em 1996. Posteriormente teve uma bolsa de doutoramento na mesma universidade para o desenvolvimento dum projeto industrial na empresa Hornett Brothers & Co. do Reino Unido com o objetivo de investigar a reação de enxofre elementar com compostos insaturados para a síntese de aditivos de lubrificantes automóveis. Durante os três anos de doutoramento também trabalhou em part-time numa empresa de fabrico de tintas W.A.Browne na produção de “Exterior Insulated Finishing Systems, EIFS” utilizando o software de color matching que permitiu o desenvolvimento de novos produtos e cores.

Após a conclusão do doutoramento, em 1999, ingressou no Departamento de Química Universidade do Minho com uma bolsa de pós-doutoramento para trabalhar no grupo de eletroquímica tendo como objetivo da investigação estudar o comportamento eletroquímico do enxofre elementar para realizar a eletrossíntese de compostos organossulfurados. Entre 2003 e 2007 foi professor convidado da Universidade do Minho lecionando disciplinas de química analítica e química física.

Em 2007 ingressou como sócio-gerente na empresa A2 Analises Químicas, Lda. que se dedica à análise de solos, matéria vegetal, águas e corretivos orgânicos e inorgânicos para fins agrícolas. Esta empresa apresenta uma gama sofisticada de equipamentos analíticos para realizar as análises com rapidez e fiabilidade tendo uma equipa de técnicos superiores maioritariamente formados nos cursos de química da Universidade do Minho.

Alan Evans
Smart Inovation
 
TECNOLOGIA Si - Solução única e inovadora na funcionalização de materiais
César Martins

Licenciado em Biotecnologia pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Mestre em Micro/Nanotecnologias pela Universidade do Minho. Tem experiência em diversas áreas nomeadamente química, física, polímeros, biotecnologia e aplicações na indústria têxtil. Especialidades: Produção de nano/partículas e nano/cápsulas, Técnica Sol-Gel, PVD, multicamadas, condutores transparentes, nanocompósitos, filmes finos, revestimentos, nanoestruturas, superfícies, caracterização física, química e ópticas dos materiais, Bio Micro/Nanotecnologia.

Atualmente é o Chief Knowledge Officer da Smart Inovation, uma empresa detentora de uma tecnologia única e inovadora, que consiste numa matriz de partículas que permite transportar substâncias ativas. Esta matriz pode ligar-se a diversos materiais conferindo-lhes novas propriedades e características.

César Martins
Horiba Scientific/Dias de Sousa, S.A.
 
Particle Size Analysis by Laser Diffraction
Clyde Chmielinski

Formado em Engenharia, especializado em instrumentação, pela Polytech Lille, Département ITEC, Villeneuve d' Ascq, França, em 1988.

Trabalha desde 1990 na Jobin Yvon e no grupo Horiba, tendo iniciado a sua carreira como Service Engineer, posteriormente exerceu funções como diretor da divisão industrial da filial espanhola, sendo atualmente Diretor de Vendas para parte da Europa e América Latina. Tem trabalhado com diferentes equipamentos e técnicas como ICP-OES, Glow Discharge (GD- OES), analisadores elementares para C/S/O/N/H, equipamentos de raio X, Raman, fluorescência, tamanho de partícula, etc., tendo tido a oportunidade de conhecer diferentes ambientes e laboratórios em todo o mundo, quer na área do controlo de qualidade em ambiente fabril quer em grandes centros de Investigação e desenvolvimento, em diversos campos de aplicação. É autor de vários artigos publicados em revistas especializadas, tendo feito numerosas palestras e seminários em congressos científicos, mostras de equipamento científico e reuniões.

Clyde Chmielinski
ILC - Instrumentos de Laboratório e Científicos, Lda.
 
Espectroscopia de ICP-OES, análise inorgânica multi elemento do ppb à %, em amostras ambientais e alimentares
João Correia Barata

Licenciado em Engenharia Química pela Universidade Técnica de Lisboa (Instituto Superior Técnico), com pós graduação em Técnicas de Gestão Empresarial (pela Universidade Clássica de Lisboa) e em Métodos Instrumentais de Análise e Controlo de Qualidade Analítico (pela Universidade de Aveiro).

Trabalha na empresa ILC - Instrumentos de Laboratório e Científicos Lda, desde 1986, onde desempenha funções como gerente e diretor comercial, focando-se nas vendas e serviço de apoio a clientes, elaboração e controlo do plano de marketing, introdução de linhas de produto e coordenação da assistência pós-venda e manutenção.

Possui extensa formação profissional nas áreas de gestão, garantia de qualidade e técnicas analíticas.

João Correia Barata
Hovione S.A.
 
Validação de métodos analíticos na indústria farmacêutica
Carla Macedo

Licenciada em Bioquímica em 2012 pela Universidade do Minho e Mestre em Técnicas de Caracterização e Análise Química pela mesma universidade.

Realizou o projeto individual do Mestrado em Técnicas de Caracterização e Análise Química na Universidade do Minho, em colaboração com o Instituto Superior de Engenharia do Porto, com o tema “Determinação de psicofármacos em cabelo humano por técnicas cromatográficas hifenadas: um método alternativo não invasivo”. Neste projeto desenvolveu uma metodologia analítica para a preparação das amostras de cabelo seguida da quantificação dos psicofármacos por cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massa (LC-MS).

Desde novembro de 2015 é analista na empresa Hovione Farmaciência, S. A. onde trabalha na área da validação de métodos analíticos realizando os procedimentos de validação associados aos diferentes métodos analíticos a implementar.

Carla Macedo
bottom of page